Bom moçada, vamos começar nosso blog já tendo os dois encontro pra estar comentado, pois vai ai o relato da nossa segunda aula na visão do Renatinho.
Bom, a leitura do texto no inicio da semana me deixou meio desanimado, pois se tratava de um texto já lido pela maioria e não me parecia muito legal estar vendo a mesma obra. Já na quinta-feira, quando dei uma olhada no meu e-mail, estava lá mais um artigo para ser lido, dai veio a confusão, o que tem a ver esse texto com o artigo. Ai veio a aula, com todos os esclarecimento e conhecimento do Fabrine para nos orientar como proceder em uma leitura académica.
Deste modo conseguimos chegar a um denominador comum. Fazer a retirada das palavras chaves de cada paragrafo é primordial para uma boa leitura. Aprendemos que a partir de uma leitura por parte devemos fazer um link com o título e com o objetivo para que o entendimento seja mais tranquilo, ou que pelo menos, nos dê um norte a seguir.
Então galera se o proposito de relatar é provocar um dialogo, fica aqui minha contribuição, que juntamente com a do Gustavo, vai dar uma boa discussão.
4 comentários:
Estou muito entusiasmada com os nossos encontros aos sábados.tenho refeltido bastante sobre a relaçao escola, professor e aluno. O Fabrine tem feito muitas provocações a respeito da nossa identidade de professores.O grupo de colegas também é muito bacana. Abraços para todos. Graciele
Bom, confesso que no primeiro dia de aula imaginei que as discussões realizadas na pós-graduação ficariam muito parecidas com as da graduação principalmente, quando o professor Fabrine pediu para que lêssemos para a próxima semana os textos de Valter Bracht. Textos estes, que já haviam sido lidos e discutidos no nosso processo de graduação. No entanto, a aula do dia 5 de abril me surpreendeu, na parte da manhã eu posso dizer que eu REAPRENDI A LER. Processo este, que como disse o Aílton, deveria ter sido feito na graduação, pois só assim teria entendido, principalmente, as disciplinas do professor Fabrine e do Claudinho. O melhor de tudo isso, é que eu me lembro de detalhes do texto lido na aula de sábado, até hoje. E nem tive dificuldades para montar o resumo do texto para “postar no blog”. Na parte da tarde, foi muito interessante fazer a relação dos textos lidos e discutidos de manhã, com os textos do Valter Bracht e os elementos das vivências cotidianas do pessoal da sala. Pôxa vida, mas como foi rica essa discussão principalmente para mim, que ainda não dou aula, observar e discutir assuntos que afligem os meus colegas só me faz repensar o meu olhar sobre as práticas pedagógicas e, conseqüentemente melhorar a minha futura ação docência. Neste sábado, apesar de ter sido muito cansativo, tive a sensação de que a nossa turma conseguiu aprofundar um pouco mais nas discussões do texto, debatemos com maior propriedade e estávamos, realmente, fundamentados em uma teoria. Acredito que, a partir de agora, se tivermos o mesmo cuidado com os textos lidos, os nossos debates e discussões serão cada vez melhores. Confesso que estou ansiosa para o próximo sábado! Desejo a todos uma boa semana de trabalho e estudos! Ah! E não se esqueçam do memorial para o sábado! Abraços e beijos para todos! Raquel :)
essa dinamica proposta para leitura dos textos foi muito bacana!
ajuda muito na compreensão dos temas, mas ao experimentar essa dinamica, o tempo todo me perguntava: Por que agora? por que não aprendemos isso durante a graduaçaõ? quem foi aluno do ISEAT, teve uma disciplina de portugues focada na interpretação no 1o semestre... quantos textos ruminamos sem entender durante nossa formação? quanta informaçaõ se perdeu pelo cansaço, pela falta de tempo e de criteiro na leitura....
antes tarde do que nunca!
bjk
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