quinta-feira, 10 de julho de 2008

CURRÍCULO E EF ESCOLAR

O encontro da semana passada me interessou muito. Além de ser fascinada pelo tema, o Farinha abriu as portas da escola prá mim e ouví-lo novamente me deu grande prazer. Sua relação com a escola também me fascina.
Dentre as discussões, saiu o tema competição e não pude deixar de anotar uma fala muito esclarecedora: " O problema não é a competição. Não há esporte/jogo sem ela. O problema é como e qual o seu objetivo. Quando saimos de casa para uma "peladinha" saimos para nos DIVERTIR , circunstancialmente, dentro da quadra, vamos querer ganhar..."

O tema central do encontro foi a construção de um currículo a partir da percepção de que o currículo esta centralmente envolvido naquilo que fomos, naquilo que nos tornamos e naquilo que nos tornaremos. O currículo produz e nos produz.
Antes dessa construção é fundamental que respondamos a algumas perguntas, dentre elas estão:
  1. Com que sociedade sonhamos?
  2. Que sujeito queremos formar(praticante, peladeiro, atleta, espectador, conhecedor, consumidor, reprodutor,crítico, transformador)?
  3. Que práticas corporais queremos ensinar?
  4. Qual relação práticas corporais-cultura desejamos?
  5. O que ensinar sobre as práticas corporais, atreladas a quais dimensões(desenvolvimentismo, psicomotricidade, atividade física e saúde, esponteneista, perspectiva crítica da cultura corporal do movimento)?

É fundamental entender o currículo como:

  • prática de significação;
  • prática produtora/criativa;
  • detentor de relações sociais;
  • detentor de relações de poder;
  • produtor de identidades sociais.

Antes de decidir COMO e O QUE ensinar, devo entender PRÁ QUE ensinar.

Antes de construir o currículo devo saber que DISCURSO estruturou meu modo de pensar. Entendendo o discurso diferente da teoria, sendo um, uma construção a partir de uma idéia adquirida, e outro, como algo que já existe e deve ser descoberto.

E, construído esse currículo, é fundamental que ao implementá-lo perceba se estarei dando chance do meu aluno de pensar DIFERENTE do que eu penso.

A grade curricular (conteúdos a serem propostos) é a última parte do currículo e não o currúculo em si. Antes de construí-la devo fundamentá-la, dando sentido à escolha dos conteúdos. E, por muitas vezes, nos atemos somente à ela.

O currículo deve conter também propostas de projetos de interdisciplinariedade.

Ao final da disciplina teremos construído o nosso currículo, que deve estar ineviltamente contextualizado com nossa realidade, para que seja factível. Lembrando que o espaço influencia mas não determina nossa prática.

Espero poder compartilhar com vocês as idéias, assim, cada um na sua, e dentro de suas possibilidades, possa construir algo inovador, interessante e prazeiroso.

O que somos perpassa inevitavelmente pelo que aprendemos, daí a necessidade de nos perguntar:

  • formar quem?
  • prá que?
  • pra ser quem onde?

Um abraço e até sábado. Karla Costa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal suas falas meu amigo BOI, também acredito que proporcionar vivências esportivas dentro do ambiente escolar sem o proposito de conseguir uma premiação e muito bacana, pensar nessa aula me faz viajar. Tive o prazer em participar de um festival esportivo no CSA, onde o Farinha lecionava e é de fato muito emocionante.

Anônimo disse...

karla parabens pelo a postagen ficou muito bom.Agora, tenho certeza que está aula contribuirá muito para todos.Todos nós, deparamos com a situaçao de pensarmos um currículo para Educaçao física, hora somos colocados em cheque pela diretoria, hora pelos alunos.Cada sabado que passa temos surpresas em nossos encontros um abraço do amigo Boi.

Anônimo disse...

Bem está na hora de cada um de nós,definirmos que sujeitos queremos formar.Abrs.