PROPOSTAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
A construção de uma proposta curricular merece muita atenção e estudo, pois ela refletirá que aluno queremos formar, como e pra quê? A discussão dos currículos tradicionais foi retomada pelo Prof. Joélcio para que pudéssemos entrar no tema da aula, que seria a análise das propostas da Escola PLURAL e do Colégio Santo Antônio.
Sobre a escola PLURAL discutimos sobre alguns pontos da proposta:
- TRABALHO COLETIVO
- CICLOS DE FORMAÇAO RESPEITANDO OS TEMPOS DE APRENDIZAGEM
- SOCIALIZAÇAO ADEQUADO
- CONHECIMENTO AMPLIADO E CONTEXTUALIZADO
- REORGANIZAÇAO DOS TEMPOS ESCOLARES
- REORGANIZAÇAO DOS ESPAÇOS E PROCESSOS DE AVALIAÇAO
Poderíamos discutir no blog qual sistema de ensino se melhor a nossa realidade? O sistema tradicional ou seriado está realmente fadado ao fracasso? Ou pode ser modificado ou melhorado? A escola PLURAL como é proposta hoje atende às demandas dos alunos e professores? Ela corresponde às propostas citadas acima?
Sobre a proposta curricular do colégio Santo Antonio, observamos uma preocupação legítima com o trato do conhecimento nas aulas de E.F e com o possibilitar aos alunos experimentar produções culturais em todas as dimensões de uma determinada prática corporal. Dependendo de qual estágio da vida escolar o aluno esteja, os conteúdos serão abordados com maior ou menor profundidade e complexidade, desde o SABER-FAZER ao SABER-SOBRE.
Agora cabe a nós estruturarmos uma proposta curricular para nossas escolas, tendo como ponto de partida as propostas apresentadas nos dois últimos encontros com o Joélcio e com respondendo às perguntas propostas pelo Guilherme. Espero que não percamos a oportunidade de confrontar nossas idéias, para que construamos algo realmente válido e factível. Podemos ter em nossas mãos um documento que legitimará nossa vida escolar e a de nossos alunos. Vamos nos despir de escudos e disfarces e por no papel tudo aquilo que acreditamos e que sonhamos para nossas aulas, sem pudores e receios. Não façamos como nossos alunos escrevendo aquilo que nossos professores querem ler. As possíveis correções feitas pelos professores só facilitarão a construção de nossa proposta. A SUA Educação Física depende muito de como você a coloca no papel. Aí sim nossa PÓS terá realmente valido a pena, não só pela conquista do título, mas pela possível , viável e factível qualificação de nossas ações.
ACORDA MENINO!!!!
Um abraço, Boi e Karla.
Um abraço, Boi e Karla.
3 comentários:
Ei galera, legal ter esse espaço pena que pouco utilizado, mas vamos a relato.
Legal a propostal do curriculo mas ainda é complicado poder contar com o trabalho coletivo, mas não é impossivel. Dialogar com o espaço, tempo e a avalizção escolar é de fato muito necessário e em tempo, pois a escola plural nos emite essa demanda, podemos e devemos estar atento aos acontecimentos, abraço.
Ainda falando da Escola Plural, penso que o motivo de tantas reclamações que sempre ouvimos dos professores e da comunidade é o não conhecimento da proprosta. Como aderir e dar força a um projeto de educação se não o entendemos? Se houvesse um engajamento maior ou se discutisse mais a própria escola talvez a realidade seria outra, pelo menos na escola em que trabalho.
Abraços, Gustavo
Ei galera o anônimo sou eu Renatinho
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