quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Aula do dia 25/10

Iniciamos o nosso sábado com o professor Mauro e a discussão sobre a sociologia do esporte na formação/ atuação do professor de Educação Física.
Trazer a discussão da sociologia do esporte nos ajuda a compreender as funções sociais que o esporte desempenha na sociedade bem como a mobilizar e materializar esses conhecimentos na nossa ação pedagógica.
Em discussão na sala podemos perceber que os conhecimentos da sociologia do esporte tem composto o saber docente, o currículo da formação de professores de Educação Física e o conhecimento a ser transmitido pela educação física escolar.
Baseado nisso, uma série de questionamentos foram levantados e discutidos em sala, dentre eles podemos ressaltar:
- Até que ponto o esporte tem se constituído como um fenômeno determinante na formação de nossa identidade docente?
- Enquanto professores, como temos abordado este fenômeno em nossas aulas?
- Quais os limites e possibilidades?
- Como temos contribuído com o proceso de "alfabetização" em relação às práticas corporais?
- Como tem sido o nosso processo de "alfabetização" em relação ao esporte e as demais práticas corporais?
Neste encontro assistimos também ao filme "O ano em que meus pais saíram de férias". Após o filme, discutimos como o esporte, no caso o futebol, constituiu uma poderosa ferramenta de maquiagem de uma situação política na década de 70.
Baseado nisso, somos levados a pensar como o fenômeno esportivo é capaz de mobilizar uma nação inteira a ponto de, muitas vezes, deixarmos um pouco de lado as nossas ideologias políticas e torcer apaixonadamente em uma Copa do Mundo ou ir ao Mineirão às 21:50 tendo que acordar às 05:00 da manhã no outro dia.
Realmente o fenômeno esportivo nos dá muitos elementos de discussão que, baseados na sociologia do esporte podemos compreender e sistematizar este conhecimento de uma maneira mais crítica.

Na parte da tarde a professora Ana Rachel iniciou as discussões sobre os termos: Sáude e Qualidade de Vida.
Em discussão com a turma podemos perceber que o conceito de saúde vai muito além de um corpo livre de doenças. A saúde pode ser entendida como uma interação entre o bem estar físico, psicológico e social (acesso às condições de moradia, trabalho, dignidade, lazer e etc.).
Já para o conceito de qualidade de vida percebemos que é relativo o que significa qualidade de vida para uma determinado indivíduo nem sempre significa para outra pessoa. Ou seja, a qualidade de vida pode ser entendida na dimensão da escolha. As escolhas que fazemos e que nos dá uma sensação de bem estar muitas vezes a classificamos como a nossa qualidade de vida.
A Educação Física pode ajudar a sociedade quando consegue levar essa discussão para a escola e desmitificar alguns conceitos que são considerados como verdade absoluta. Ex: "Esporte é saúde". "Praticar atividades físicas regularmente promove a saúde". "Os professores de Educação Física deve promover uma educação para a saúde". Discursos como estes, divulgados regularmente pela mídia, tem reforçado a culpabilização dos indivíduos pelo seu estado de saúde e pela sua qualidade de vida. Precisamos refletir com os nossos alunos que, discursos como os citados acima, nos levam a não discutir as condições sociais do sistema capitalista e como o governo tem dado das necessidades humanas de sobrevivência e acesso a educação, alimentação, trabalho, lazer e etc.
Para a próxima aula fomos divididos em grupo para discutir os diferentes conceitos de saúde abordados no texto: "A ideologida da saúde e a Educação Física".

Bom pessoal por hoje é só!
Até o próximo encontro!
Beijos e abraços para todos!
Raquel Cunha

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