sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DISCUSSÃO SOBRE O TEXTO

A IDEOLOGIA DA SAÚDE E A EDUCAÇÃO FÍSICA

Saúde como ausência de doença

Conceituando saúde como normalidade biológica e psicológica, tudo que se desvia dessa "normalidade" é doença e impossibilita o cumprimento dos papéis e obrigações sociais.
A saúde é então compreendida como o "bem" e a doença como o "mal" . E essa doença é individual, ou seja, o sujeito é o culpado de possuí-la. Aí então entra a EF, que através de sua prática esse sujeito se previnirá ou até mesmo se curará dela. Seria então a "vacina" contra esse mal.
Entendendo a saúde como ausência de doença visa-se impedir a discussão e questinamento dos verdadeiros causadores desta, ocultando as contradições da organização social capitalista.

Em busca de uma nova abordagem de saúde...
Nessa perspectiva , a saúde expressa o arranjo de relações sociais que o homem estabelece com o meio natural (meio natural externo – a natureza – e meio natural interno – o próprio organismo humano) e com o meio social (relação do homem entre si). É importante ressaltar que, essas relações sociais dependem da forma como os homens, em um dado momento histórico, produzem os meios para a sua sobrevivência. Portanto, a saúde nos remete às condições concretas da existência humana, à produção social. Segundo Luz (1979), a sáude remete diretamente às condições globais de vida (alimentação, habitação, repouso, educação e participação decisória nos vários níveis da vida social...). Portanto, podemos concluir que nessa abordagem a saúde não expressa a satisfação de uma única necessidade, mas sim a satisfação de um conjunto de necessidades. Segundo o texto, avaliar a sanidade ou a patologia de uma pessoa ultrapassa o nível exclusivamente individual; requer o questionamento da sanidade da própria estrutura social e a avaliação de como a organização social lida com as condições de existência humans, com as necesidades do ser humano concreto.

5 comentários:

Alunos/as do Curso de Esp. Ed. Física Escolar disse...

Olá colegas. Ao entrar no blog percebi que ele estava travado. Consegui destravar apagando a postagem anterior sobre a discussão do texto. Peço desculpas, mas foi a única forma de solucionar o problema. Postei minha interpretação do trecho do meu grupo, aguardo correções e acréscimo de idéias. Um abraço, Karla Costa.

Raquel disse...

Em busca de uma nova abordagem de saúde...

Nessa perspectiva , a saúde expressa o arranjo de relações sociais que o homem estabelece com o meio natural (meio natural externo – a natureza – e meio natural interno – o próprio organismo humano) e com o meio social (relação do homem entre si). É importante ressaltar que, essas relações sociais dependem da forma como os homens, em um dado momento histórico, produzem os meios para a sua sobrevivência. Portanto, a saúde nos remete às condições concretas da existência humana, à produção social.
Segundo Luz (1979), a sáude remete diretamente às condições globais de vida (alimentação, habitação, repouso, educação e participação decisória nos vários níveis da vida social...).
Portanto, podemos concluir que nessa abordagem a saúde não expressa a satisfação de uma única necessidade, mas sim a satisfação de um conjunto de necessidades.
Segundo o texto, avaliar a sanidade ou a patologia de uma pessoa ultrapassa o nível exclusivamente individual; requer o questionamento da sanidade da própria estrutura social e a avaliação de como a organização social lida com as condições de existência humans, com as necesidades do ser humano concreto.

Grupo: Ailton, Fabrício, Raquel, Renato

Alunos/as do Curso de Esp. Ed. Física Escolar disse...

Colegas, colei a interpretação de vocês na postagem, assim quando todos os grupos postarem teremos o texto como um todo no blog. Espero que os outros grupos postem também né.
Um abraço, Karla Costa.

Anônimo disse...

Educação física como ausência de doença

Gostaria também de acrescentar a idéia que trata a Educação física como uma forma de prática preventiva de doença, é o que garante a inserção de Educação Física no meio escolar na época do higienismo, quanto se pensava na higiene física, mental e na eugenia. A Educação Física deveria garantir isso no nmeio escolar.
Graciele

Anônimo disse...

Pessoal, complementando a discussao do tema "Saúde como ausência de doença", tive o entendimento que o stress, o sedentarismo e outras doenças deveriam ser, nesta abordagem, previnidos e trabalhados pela EF, ao invés de se questionar as regras sociais que o capitalismo impõe e que torna-se natural. A EF então serviria para readaptar do sistema social.
Abraços,
Gustavo Torquato