sábado, 11 de outubro de 2008

Como desconstruir certezas em 4 horas....

Olá colegas. Nosso encontro de hoje foi um turbilhão. Ondas gigantes foram criadas diante de minhas certezas e meus nós se apertaram ainda mais. Utilizar do esporte como ferramenta para deslocar conceitos e preconceitos, identidades, valores, idéias, certezas é uma possibilidade interessante e assustadora. Largar o osso do "poder de ensinar" e compartilhá-lo com meus alunos é uma possibilidade interessante e assustadora. Descontruir certezas e sentir-se sem chão é uma possibilidade interessante e assustadora. Procurar respostas e encontrar mais dúvidas é uma certeza muito assustadora.
Os deslocamentos proporcionados no encontro de hoje precisam de tempo para serem absorvidos. Mas uma certeza se manteve intacta: As entrelinhas estão ditas e postas. É um véu que independe de certezas, ideologias e pedagogias. E render-me a ele me parece mais um estupro que um deslocamento. Neste jogo, prefiro ficar na de fora.
Bom descanso a todos, Karla Costa.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá colegas, por enquanto ainda não estou atuando na área, talvez seja por isso que não consegui similar bem algumas questões tratadas na ultima aula.
• Sobre as adaptações de regras ou de outros fatores que o professor faz durante uma aula de determinado esporte. Isso para garantir oportunidade igual de participação para todos os alunos e evitar exclusões, principalmente de gênero.
Houve discordâncias a respeito dessa forma de atuação, pois alguns professores disseram que aqueles alunos os quais se auto-intitulam como bons em determinadas práticas ficariam desmotivados devido às modificações feitas.
Pelo que entendi alguns professores legitimaram a obrigatoriedade do lúdico nas aulas de educação física.
Mas porque a obrigatoriedade do prazer nas aulas de educação física? Nas outras disciplinas também é obrigatório a ludicidade? Ou será que a educação física tenta se valer da ludicidade para recompensar a ausência de formas de controle ou garantir a presença dos alunos nas aulas!
Sobre esse ponto eu penso que criar oportunidade para que todos os alunos tenham oportunidade igual de participação na aula é mais importante que proporcionar prazer a uma pequena minoria.
• É interessante pensar que as praticas esportivas trazem incorporados consigo valores culturais historicamente construídos e a escola é o local onde estes valores podem ser reconstruídos constantemente através da mediação do professor.
Por isso uma pratica esportiva possui diferenças ao ser praticada dentro e fora da escola, pois de um lado existe a mediação do professor conforme um propósito escolar e do outro a atividade é praticada sem esta mediação onde os valores e intencionalidades circundam livremente.