Olá colegas. Nosso encontro de hoje foi um turbilhão. Ondas gigantes foram criadas diante de minhas certezas e meus nós se apertaram ainda mais. Utilizar do esporte como ferramenta para deslocar conceitos e preconceitos, identidades, valores, idéias, certezas é uma possibilidade interessante e assustadora. Largar o osso do "poder de ensinar" e compartilhá-lo com meus alunos é uma possibilidade interessante e assustadora. Descontruir certezas e sentir-se sem chão é uma possibilidade interessante e assustadora. Procurar respostas e encontrar mais dúvidas é uma certeza muito assustadora.
Os deslocamentos proporcionados no encontro de hoje precisam de tempo para serem absorvidos. Mas uma certeza se manteve intacta: As entrelinhas estão ditas e postas. É um véu que independe de certezas, ideologias e pedagogias. E render-me a ele me parece mais um estupro que um deslocamento. Neste jogo, prefiro ficar na de fora.
Bom descanso a todos, Karla Costa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá colegas, por enquanto ainda não estou atuando na área, talvez seja por isso que não consegui similar bem algumas questões tratadas na ultima aula.
• Sobre as adaptações de regras ou de outros fatores que o professor faz durante uma aula de determinado esporte. Isso para garantir oportunidade igual de participação para todos os alunos e evitar exclusões, principalmente de gênero.
Houve discordâncias a respeito dessa forma de atuação, pois alguns professores disseram que aqueles alunos os quais se auto-intitulam como bons em determinadas práticas ficariam desmotivados devido às modificações feitas.
Pelo que entendi alguns professores legitimaram a obrigatoriedade do lúdico nas aulas de educação física.
Mas porque a obrigatoriedade do prazer nas aulas de educação física? Nas outras disciplinas também é obrigatório a ludicidade? Ou será que a educação física tenta se valer da ludicidade para recompensar a ausência de formas de controle ou garantir a presença dos alunos nas aulas!
Sobre esse ponto eu penso que criar oportunidade para que todos os alunos tenham oportunidade igual de participação na aula é mais importante que proporcionar prazer a uma pequena minoria.
• É interessante pensar que as praticas esportivas trazem incorporados consigo valores culturais historicamente construídos e a escola é o local onde estes valores podem ser reconstruídos constantemente através da mediação do professor.
Por isso uma pratica esportiva possui diferenças ao ser praticada dentro e fora da escola, pois de um lado existe a mediação do professor conforme um propósito escolar e do outro a atividade é praticada sem esta mediação onde os valores e intencionalidades circundam livremente.
Postar um comentário