sábado, 24 de maio de 2008

Essa tal competição

Olá companheiros.
Comecei entusiasmadíssima uma gincana com meus alunos. Passei todo o domingão escolhendo as tarefas, as brincadeiras, relacinando-as com o tema da gincana, separando o material, enfim, lá vou eu gincanear com meus alunos.
Gente, tudo corria bem, eles adoraram a idéia, a participação foi total, mas ao final do primeiro dia fui dar o resultado e teve choro, discussão, que tristeza. Apesar de já termos conversado sobre o vencer e perder, sobre a competição, sobre o que é o adversário, eles sofreram muito e eu no meio disso, me sentindo culpada. Sentamos, conversamos, mas não gostei. Proporcionei a eles uma experiência cruel da competição e eles querem continuar, gostaram, mesmo os "perdedores".
E eu, estou aqui, pensando em como transformar a coisa. E, por isso socializo com vocês: Já viveram isso, como sair dessa sinuca de bico?
HELP.....
Karla Costa

6 comentários:

Paola Educação Física disse...

Não sei...

Bacana a sua iniciativa, adimito que tenho muito receio em organizar esse tipo de competição... e é uma limitação minha, preciso ousar rmais neste aspecto.

Penso que a competição carece de trato pedagogico, não só no contexto da Educação Fisica, mas no projeto de formação que incluimos nossos alunos. Frente à esses clichês do mundo globalizado, competitivo, onde cada um é responsabilizado por seu esforço pessoal, é medido pelos seus resultados, etc... como a escola se mobiliza? reforça? aceita? condena e demoniza? dialoga?

voltemos à aula de educação fisica. Não concordo em achar que a competição é natural ... é cultural, nós construimos esse contexto (é passivel de reconstrução ou desconstrução)...

quem vai dizer o que carece de reconstrução é o seu contexto... são seus alunos, é a sua instituição, é você, que faz parte disso. não demonize essa experiencia, mesmo que tenha sido um pouco amarga...
faça uma limonada, suspiro ou caipirinha com ela!

Anônimo disse...

Talvez seria interessante apresentar o texto da carpintaria, onde cada um com a sua qualidade, que primeiramente é vista como impcílio para a convivência, é necessárioa participação de cada um para no final se obter um resultado. Acredito que a gincana consegue lidar com a participação de cada grupo ou equipe, e o proprio nome difere de um campeonato. Agora os meninos (as)precisam sentir isso na prática, talvez só na conversa não basta. Gra e Gu

Anônimo disse...

Muito bacana sua iniciativa e já passamos por isso, eu, Ainton e Raquel, em um estágio no CSA, onde o Joélcio e o Farinha são professores e foi muito bacana fazer um trabalho deste porte e buscamos ajuda tanto nas teorias quanto nos nossos professores e tenho certeza que vc pode contar com eles, abração.

Anônimo disse...

Muito bacana sua iniciativa e já passamos por isso, eu, Ainton e Raquel, em um estágio no CSA, onde o Joélcio e o Farinha são professores e foi muito bacana fazer um trabalho deste porte e buscamos ajuda tanto nas teorias quanto nos nossos professores e tenho certeza que vc pode contar com eles, abração.

Raquel disse...

Karla, não é segredo pra ninguém que a minha experiência como professora é quase que nada (rs!) no entanto, eu estava pensando com os meus botões... Eu não sei qual é o objetivo final da sua gincana mas quem sabe você não coloca um objetivo único pra todas as esquipes como por exemplo: arrecadar prendas, alimentos, organizar equipes para dançar na festa junina da escola e etc.. Enfim, dessa forma, você organizaria tarefas em que cada equipe deveria cumprir. No final você mostraria pra eles que a contribuição de cada equipe levou ao objetivo final - que foi a realização da festa junina objetivo este, muito maior do que simplesmente "quem conseguiu mais". Sugestão: envolva outros professores peça para que as equipes escolham professores para apadrinharem e ajudarem nas realizações das tarefas...
Bom, eu não sei se isso pode dar certo, foi só uma idéia mas te acho admirável pelos seus depoimentos você não tem medo de ousar.. portanto, minha cara, também não tenha medo de errar.. Beijos!

ailton cs disse...

Karla,não se desespere não é o fim do mundo.Apenas mais uma gincana na vida desses garotos,porém essa pode ser a gincana da vida deles.Não sei o objetivo será que eles sabem,será que é só ganhar,terá premiação.O objetivo não poderá ser apenas um momento de interação entre eles.Abraços.Ailton