terça-feira, 23 de setembro de 2008

Aula do dia 13/09

Bom pessoal no dia 13/09 finalizamos a discussão do assunto "a aula" com a professora Meilly.
Melhor dizendo, apenas começamos a clarear as discussões sobre um tema que é tão corriqueiro em nosso cotidiano mas, no entanto, ao ser destrinchado apresenta-se muito complexo.
No primeiro momento da aula discutimos sobre os textos lidos previamente pela turma, no entanto, foi dada uma maior atenção ao texto do Pérez Gomez - "A aprendizagem escolar: Da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula". A partir desse texto podemos retirar algumas idéias principais:
- A sala de aula é o espaço para a reconstrução constante da cultura;
- Precisamos romper com a idéia de que a cultura escolar é algo estático;
- A educação é uma forma de diálogo e não uma via de mão única;
- A humanidade cria, assimila e reconstrói a cultura formada;
- A cultura é produto dos intercâmbios entre os homens;
- O saber escolar deve ser capaz de dialogar com os saberes dos alunos;
- A aula não deve ser o espaço de imposição da cultura;
- A aula é um fórum permanente de debates e negociações das concepções e representações da realidade, da ciência e da cultura;
- A aula deve partir da cultura experiencial dos alunos;
Enfim, a aula deve ser o espaço de conhecimento compartilhado onde a responsabilidade pedagógica é do professor.
Após o almoço tivemos acesso a diversos planos de aula, desde a década de 50, através dos quais conseguimos perceber que em cada época ficava bem claro, através das aulas, quais eram as intenções e objetivos para as aulas de educação física dentro da escola.
Os planos de aula indicavam quais caminhos deveriam ser norteados no decorrer do ano para se chegar no objetivo final traçado.
A partir dessa idéia de analisar os planos de aula, fica no ar um questionamento a todos nós. Quais são as impressões que deixamos nos nossos planos de aula? Se os nossos planos de aula forem objetos de estudo daqui a 50 anos qual modelo de educação física e quais objetivos estão traçados para os nossos alunos?
Que estes questionamentos sejam inseparáveis na elaboração dos nossos planos de aula a partir de agora!

Até o próximo encontro!
Bjos e abraços a todos!
Raquel

2 comentários:

karla costa disse...

Raquel, ao ler seu relato, mesmo depois de dias, consegui reviver nossa aula e nossas dicussões.
Essa tal aula, um universo.... que perpassa, em apenas 50minutos ou 1 hora, por intenções, subjetividades, contextos, construções, reconstruções, discussões, ideais.
Como negligenciá-la?
Um abraço, Karla Costa.

Anônimo disse...

Ei galera, legal reativar memorias desta aula depois desse relato, e é bacana estar sempre tentando construir, reconstruir todos os momentos de cada aula dai a importância em tentar criar relatos para que possamos ter meios de consultas de nossas próprias vivências, abraço.