sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Oficina de CAPOEIRA

Olá colegas. O tempo está apertado, mas não poderia deixar passar o relato da semana.
Nosso encontro com a Capoeira , proporcionado pela Prof. Camila foi muito legal. Conversamos um pouco sobre a história da Capoeira, suas raízes brasileiras, sua riqueza entre sons, estórias, gestos, olhares. Sua clandestinidade, sua "ameaça", seus significados.
Seus Mestres...
BIMBA E PASTINHA
Seus instrumentos...
Birimbau, atabaque, reco-reco, pandeiro, agogô...
TIM TIM TIMM DOM DOM
Seus gestos...
Ginga, meia-lua, pernada...

Suas músicas....
CANARIM DA ESPANHA...QUEM MATOU MEU CURIÓ....
ZUM ZUM ZUM...ZUM ZUM ZUM...CAPOEIRA MATA UM

Alguns de nós descobriram, outros reencontraram as possibilidades de experimentar a capoeira na escola. Mais uma estrada possível.
Um abraço, Karla Costa.

Um comentário:

Raquel disse...

Sabe gente, nunca havia tido contato com a capoeira antes. Achei muito interessante a dinâmica de conhecer a história da capoeira, os instrumentos e alguns movimentos. Acredito ser uma experiência e tanto conseguir trazer este tema para dentro da escola e proporcionar uma vivência significativa para os alunos. No entanto, acho que requer um estudo mais aprofundado do tema antes de tratá-lo dentro da escola e, infelizmente, ainda não me sinto preparada para abordar a capoeira com toda a riqueza de detalhes que ela merece. Mas é um caminho e, de certa forma, este movimento nos leva a buscar novos conhecimentos constantemente.
Ps: enviarei esta semana para o Gustavo os vídeos e as fotos desse nosso riquíssimo encontro.
Bjos a todos e até a próxima!
Raquel